A sigla “MMP” corresponde a microinfusão de medicamentos na pele e consiste da aplicação no couro cabeludo de um aparelho com minúsculas agulhas, que fazem furinhos bem superficiais no couro cabeludo, juntamente com a aplicação de medicamentos no local, otimizando seus efeitos.
Em geral, os medicamentos utilizados são aqueles já conhecidos para tratamento da calvície, como a finasterida, o minoxidil, a dutasterida e outras substâncias para crescimento capilar.
Os principais benefícios do tratamento capilar pela técnica de microinfusão de medicamentos pela pele:
> Otimizar a absorção dos medicamentos pela pele, uma vez que são aplicados diretamente sobre os furinhos e acabam chegando aos vasos sanguíneos do local com mais facilidade.
> Aumentar a segurança das aplicações, já que neste método as substâncias agem principalmente no local desejado; ao contrário do que acontece quando você ingere um medicamento, por exemplo, que acaba agindo em todo o seu corpo, aumentando as chances de reações, alergias ou efeitos colaterais.
O MMP tem se mostrado eficaz para o tratamento de patologias capilares, como as alopecias e eflúvio telógeno (perda acentuada de cabelo).
Os resultados podem variar de pessoa para pessoa e a depender de cada diagnóstico. Para avaliar a eficácia do tratamento e definir o futuro do tratamento, em geral são solicitadas no mínimo 4 a 6 sessões, feitas em intervalos de 15 a 30 dias.
Outra vantagem do MMP é que se trata de uma técnica personalizável. De acordo com as necessidades de cada paciente, o médico pode adaptar e ajustar a infusão dos medicamentos, reduzindo riscos e melhorando a eficácia do tratamento.