Você já reparou que algumas pessoas têm manchas escuras na face? Bem, muito provavelmente trata-se de melasma e é bem comum que apareçam nas mulheres em idade fértil. Infelizmente, não há cura para isso, mas existe uma série de tratamentos disponíveis para controlar e melhorar a convivência com ele
Mas, primeiro, precisamos falar sobre as causas disso, certo? O melasma é uma patologia multifatorial, ou seja, são várias as causas que influenciam no surgimento das manchas. Condições em que há variação hormonal, como na gravidez e no uso de anticoncepcionais, e a exposição solar são fatores muito atrelados ao aparecimento das manchas. Além disto, sabe-se que há uma propensão genética para o surgimento do melasma. Por isso, o ideal para evitá-lo ou atenua-lo é usar protetor solar e não se expor diretamente ao sol.
O melasma não oferece nenhum risco à saúde, entretanto, geralmente, causa grande incomodo estético. Desta maneira, entre os tratamentos possíveis para amenizá-lo, estão o peeling, o microagulhamento e alguns cremes e pomadas clareadoras e despigmentantes.
Manter as consultas regulares ao Dermatologista, para que ele possa recomendar os melhores tratamentos, é essencial para ter uma pele bonita e com menos manchas.