As micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos e tanto adultos como crianças podem ser acometidas, principalmente nos climas quentes. Além disso, pessoas com baixa imunidade são muito suscetíveis à doença. As condições mais propícias para o desenvolvimento e reprodução dos os fungos, causando a doença, são: calor, umidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo (que alteram o equilíbrio da flora da pele).
Tratamento da micose
O tratamento depende do local afetado e da intensidade da micose. Depois de feito o diagnóstico, que pode ser clínico ou por de exames de raspagem, o dermatologista indicará medicações locais (cremes e loções) ou orais, de acordo com a cada caso.
Para evitar o surgimento de micoses, pode-se adotar alguns hábitos higiênicos preventivos e muito eficazes: Enxugar bem o corpo após o banho, principalmente as dobras de pele como as axilas, virilhas e entre os dedos dos pés, inclusive usando secador de cabelo no modo frio se necessário. Evitar ficar com roupas molhadas por muito tempo, após banhos de piscina, por exemplo, também é uma excelente iniciativa. Inibir o contato prolongado com água e sabão e o compartilhamento de objetos pessoais, como roupas, calçados, pentes, toalhas, bonés, etc. É importante não andar descalço em pisos constantemente úmidos (vestiários, saunas, etc.). Não use constantemente roupas muito justas, jeans muito apertado, tecidos sintéticos (principalmente nas roupas de baixo), dando preferência a panos leves como o algodão e calçados abertos. Ao cuidar esteticamente das unhas, use somente o seu material de manicure esterilizado. Sempre observe a pele e o pelo de seus animais de estimação (cães e gatos) e caso perceba alterações, como descamação ou falhas, leve ao veterinário. Não mexa com terra sem usar luvas.