A Dermatite Seborreica é doença uma de pele crônica que surge em indivíduos predispostos e frequentemente acomete o couro cabeludo, face (principalmente as regiões próximas ao nariz e sobrancelhas), orelhas e tronco. Em adultos, a doença pode se manifestar como descamação e coceira, sendo conhecida popularmente como “caspa”.
Em bebês, pode aparecer já nos primeiros meses de vida, através de escamas gordurosas e aderentes ao couro cabeludo. Também se manifesta como manchas avermelhadas com leve descamação na face, tronco e áreas de dobras (área de fraldas, nuca, axilas). Normalmente, as lesões somem após algumas semanas, podendo reaparecer na puberdade.
Não existe medicação que acabe definitivamente com a dermatite seborreica, porém seus sintomas podem ser controlados.
O tratamento geralmente é feito com medicações de uso local na forma de sabonetes, xampus, loções capilares ou cremes, que podem conter anti-fúngicos ou corticoesteróides, entre outros componentes. Em casos muito intensos, medicações via oral podem ser utilizadas. O tratamento adequado vai depender da localização das lesões e da intensidade dos sintomas, e deve ser indicado por um médico dermatologista.